Prótese Fixa e Removível

As Próteses Dentárias, Fixas ou Removíveis, têm o objetivo de substituir dentes perdidos, devolvendo ao paciente a função mastigatória, fonética e estética.
As próteses removíveis substituem um ou mais dentes, designadas como próteses parciais ou totais, se substituirem todos. Estas podem ser suportadas pela mucosa oral ou pelos dentes ou um misto de ambas as situações. Poderão ser feitas de acrílico rígido, acrílico flexível ou acrílico com base de liga metálica (normalmente o Cromo-Cobalto).
As próteses fixas têm função semelhante às removíveis, contudo de caráter fixo (tal como o nome indica) a um ou mais dentes ou a um ou mais implantes, não sendo possível a sua remoção pelo paciente. Realizam-se restaurações completas de dentes recorrendo a coroas unitárias, pontes ou facetas, podendo mesmo efetuar a reabilitação de arcadas dentárias completas.

A necessidade e a importância da colocação de próteses está diretamente relacionada com as fundamentais características funcionais dos nossos doentes.



A dentição permanente (em perfeito estado) assegura:



  • eficaz mastigação dos alimentos;
  • correta articulação das palavras e perfeita fonética;
  • aspecto estético facial equilibrado e um sorriso bonito, melhorando a auto estima bem como as competências sociais.

Devemos também considerar a colocação de próteses, no sentido de evitar repercussões nefastas provocadas pela perda de dentes, tais como:



  • Movimentações incorretas dos dentes adjacentes e sobre erupção do dente oposto, levando a um desequilíbrio oclusal e funcional.
  • Patologias da articulação temporo-mandibular (que articula a mandíbula ao crânio).
  • Perda do osso que suportava o dente, enfraquecendo, consequentemente, a estrutura dos maxilares.

Quando é inevitável a perda de dentes, devemos sempre considerar a sua substituição.
Nesta área é sempre possível fazer a reabilitação oral do paciente pela confeção de próteses fixas ou removíveis que permitam restabelecer a harmonia facial, mastigatória e fonética do paciente.

Próteses Removíveis

 

As próteses removíveis apoiam-se diretamente na gengiva, na mucosa oral e, eventualmente, nos dentes existentes.


São realizadas em acrílico e/ou ligas metálicas e a sua eficácia está ,muitas vezes, limitada pelas peças dentárias remanescentes e estrutura, quer óssea quer mucosa, que a suportará.

Próteses Fixas

 

Nestas próteses os dentes artificiais são imóveis estando fixos a dentes naturais ou a implantes por diversos mecanismos dependentes do número de dentes ausentes e do estado dos dentes presentes.


É possível recorrer a coroas unitárias como a pontes de vários elementos, podendo ir até à colocação de arcadas dentárias completas com um efeito surpreendente quer a nível anátomo-funcional, quer estético e de conforto para o paciente.